Você sabia?
Ares, Emule ou Dremule conhecidos tecnicamente como P2P (conexão entre pessoas e pessoas). São programas utilizados para fazer download (baixar musica, filmes etc.. na internet). Muitas pessoas utilizam estes programas sem saber da sua real intenção, falaremos de maneira mais simples o que ocorre
Quando o João (exemplo de pessoa) que morar no Brasil, quer procurar uma musica ou filme na internet, ele abre seu P2P e digita o nome do filme ou musica que ele quer. Quando ele aperta ok, automaticamente o programa vai procurar em todo o mundo computadores que tem o programa, isso mesmo, ele vai a todos os computadores do planeta procurar.
Se o computador de Takano (exemplo de pessoa) que mora no Japão, tiver o filme em seu computador, João vai começar a fazer download (baixar). Até ai tudo bem. Mas imagine se além de João tivesse; Paulo, Carlos, Escobar, Maria Bete, Magnólia etc.. Também quisessem fazer o mesmo?
Quando um usuário instala o programa P2P, ele simplesmente se inicia sozinho, quando computador é ligado. Automaticamente o usuário esta utilizando a internet mesmo sem entrar em pagina nenhuma.
Muitos usuários se queixam de velocidade lenta em sua rede, mas poucos sabem o que ocorre na verdade. Exemplo: uma rede de internet (doméstica) pode ter até 256 pessoas conectadas, no mesmo modem1, acessando qualquer página e fazendo download (baixar) qualquer coisa, sem interferir na velocidade, mas quando o usuário tem em seu computador instalado um programa P2P, sua conexão cai em até 50 %, interferindo assim na velocidade.
1 - Não tomar como referencia VLSM e regras de roteamento.
O pior de tudo, ainda estar por vim. João que faz constantemente download instalou o programa P2P, e não leu no contrato do programa (isso quando tem) que ele além de baixar musica e filmes, deixa o computador dele aberto para outras pessoas fazerem o mesmo.
Agora se Paulo tem uma filha, que adora tirar fotos e salvar em seu computador, como por exemplo, fotos de Maria na Praia (filha de Paulo) Carlos (que é um pedófilo) buscar por fotos na internet, e coloca: foto na Praia, o programa P2P que todos usam, não discrimina quem é quem, simplesmente, pega os nomes que foram colocados para procurar e simplesmente procuram. Pronto a filha de Paulo agora tem sua foto com o pedófilo Carlos.
Esse é apenas um exemplo do que acontece a todos que usam estes programas, se você usa...
Boa sorte!
Alfeu Fernando é Grad. Em Tecnologia de Redes de Computadores Unijorge, com 10 anos de experiência em informática, conduzindo projetos em empresas como Politec Global Service, Integra Soluções em Automação, Faculdades Olga Mettig. Atua na área de CFTV Digital e Administração de Redes de Computadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário